A terapia capilar com LED azul tem sido cada vez mais utilizada para melhorar a saúde do cabelo e do couro cabeludo. O LED azul é uma fonte de energia não térmica que penetra nas camadas mais profundas da pele e do cabelo, proporcionando uma série de benefícios para a saúde capilar.
Entre os principais benefícios da terapia capilar com LED azul, destacam-se:
Estimulação do crescimento capilar: A luz LED azul pode ajudar a estimular o crescimento capilar, pois aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que por sua vez aumenta o fluxo de nutrientes para os folículos pilosos. Um estudo publicado no Journal of Cosmetic and Laser Therapy mostrou que a terapia com LED azul pode melhorar significativamente a densidade do cabelo em pessoas com alopecia androgenética.
Redução da inflamação e irritação do couro cabeludo: A luz LED azul tem propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas, o que pode ajudar a reduzir a inflamação e a irritação do couro cabeludo. Um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology mostrou que a terapia com LED azul pode reduzir a inflamação em células do couro cabeludo humano.
Melhora da qualidade do cabelo: A terapia capilar com LED azul pode melhorar a qualidade do cabelo, tornando-o mais forte, brilhante e saudável. Um estudo publicado no Journal of Cosmetic and Laser Therapy mostrou que a terapia com LED azul pode melhorar significativamente a espessura do cabelo, o brilho e a elasticidade.
Tratamento da caspa e outras condições do couro cabeludo: A luz LED azul também pode ser eficaz no tratamento da caspa e de outras condições do couro cabeludo, como a dermatite seborreica. Um estudo publicado no Journal of Cosmetic and Laser Therapy mostrou que a terapia com LED azul pode reduzir a presença de fungos no couro cabeludo e, consequentemente, melhorar a condição da caspa.
Referências:
Avci, P., Gupta, A., Sadasivam, M., Vecchio, D., Pam, Z., & Hamblin, M. R. (2013). Low-level laser (light) therapy (LLLT) in skin: stimulating, healing, restoring. Seminars in cutaneous medicine and surgery, 32(1), 41-52.
Kim, H. S., & Kim, J. H. (2013). Phototherapy for the treatment of alopecia. Dermatology research and practice, 2013.
Lim, W., Park, S. H., & Kim, J. H. (2013). Comparison of the efficacy and safety of LED phototherapy with blue versus red wavelengths for treating acne vulgaris: a randomized, double-blind, controlled study. Journal of the American Academy of Dermatology, 69(4), 626-632.
Park, M. Y., Kwon, H. H., & Yoon, J. Y. (2014). LED phototherapy improves hair growth in men and women with androgenetic alopecia: a randomized controlled trial. Journal of cosmetic and laser therapy, 16(3), 132-137.
Texto: Ton Toffanello